sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cuidados com as Unhas Roídas



Causas: a ansiedade é a principal cauda que leva as pessoas a roerem as unhas. É necessário controlar e abandonar de vez esse hábito. No entanto, não se cura uma doença tratando apenas dos sintomas, precisamos enfrentar as causas. Em se tratando de pessoas ansiosas que roem unhas, só é possível resolver a situação quando elas forem capazes de controlar a ansiedade. Muitas vezes, estar ansioso é ‘ponta do iceberg’, pois por trás podem estar outros sentimentos, como insegurança, angústia, desconforto, medo e até mesmo excesso de cobrança e, às vezes, vários desses sentimentos associados.

Conseqüências: a pessoa que rói unhas corre vários riscos. O maior deles é traumatizar a matriz celular, ou seja, o lugar onde nascem as unhas. Com isso, as próximas unhas podem crescer feias e defeituosas. Outro problema é a saliva, pois tem propriedades corrosivas devido a uma enzima presente em sua composição. A saliva facilita o aparecimento de infecções na cutícula da unha, que pode até mesmo encravar. Além disso, feri-la é o mesmo que abrir uma porta para fungos e bactérias – que também são levados à boca. Sempre úmidas, as mãos são um prato cheio para o aparecimento de micoses. Como se não bastasse, algumas pessoas ainda engolem pedaços de unhas. Essas lascas acumulam-se no intestino grosso, contribuindo para o desenvolvimento de infecções, inclusive apendicite.

Como Parar?
• Fazer as unhas. Quando elas estão esmaltadas, o cuidado para não descascar ou roer é maior.
• Fazer exercícios para melhorar a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.

Informe suas clientes sobre o grande dano que elas podem estar causando a si mesmas e incentive a fazer suas unhas semanalmente. Prefira esmaltes escuros para estas clientes, assim elas vão pensar duas vezes antes de roer as unhas e estragar as mãos perfeitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário